Dina Salústio lança "Filhos de Deus"
- Sopro Cultural
- 21 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

"Filhos de Deus" é o novo livro de contos da escritora Dina Salústio que será apresentado na quinta-feira, na Biblioteca Nacional. O livro é composto por trinta e cinco contos que, segundo a autora, são sobre Cabo Verde e com uma
pegada juvenil.
Quase dez anos passados sobre o lançamento do seu último livro, o romance "Filhas do Vento", Dina Salústio regressa às públicações com "Fihos de Deus".
Dina Salústio (pseudónimo de Bernardina Oliveira) é natural de Santo Antão. Foi professora, assistente social e jornalista em Cabo Verde, Portugal e Angola.
Depois de "Mornas Eram as Noites" publicou "A Louca de Serrano" que também viria a ser marcante na literatura cabo-verdiana sendo considerado por alguns estudiosos como o primeiro romance cabo-verdiano de autoria feminina. O site do Instituto Geledes - uma ONG dedicada ao ativismo anti-racismo e pró-igualdade e equidade de género - o destacou como uma das "10 obras fundamentais da Literatura africana de língua portuguesa" ao lado de títulos de Mia Couto, Luandino Vieira, Pepetela, José Eduardo Água Lusa e Paulina Chiziane.
Também em 1998 publica o livro infanto-juvenil "A Estrelinha Tim Tim". Quatro anos depois seria a vez de "O que os olhos não vêem", em co-autoria com marilene Pereira e editado pelo Centro Cultural Português - IC. Em 2009 regressa ao romance com "Filhas do Vento", uma história com pano de fundo a pender para o fantástico e onde uma vez mais dominam personagens femininas carismáticas.
Também autora de ensaios e de poesia editados em revistas como "Mudjer", "Ponto&Vírgula", Dina Salústio tem a sua obra analisada em dezenas de críticas literárias e teses académicas no país e no exterior.
Comments